Especialização

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

APRESENTAÇÃO

O Atendimento Educacional Especializado é uma modalidade de ensino que perpassa várias etapas e níveis da Educação Básica, da Educação Superior e, também, da Educação Profissional. O profissional da área organiza recursos pedagógicos acessíveis, pensando na inclusão plena dos alunos com necessidades específicas nas aulas. É de fundamental importância para educação, tanto para o aluno quanto para as escolas, o Atendimento Educacional Especializado. Com a pós-graduação em Educação Especial, o profissional adquire melhor domínio técnico para a identificação das habilidades dos alunos com deficiência, produzindo materiais adequados de acordo com as necessidades, além de promover a formação continuada de outros professores em AEE.

 

JUSTIFICATIVA

A Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado, da Faculdade Três Marias, foi concebida a partir das necessidades nas diversas modalidades de ensino para alunos especiais. Em tempos de transformação da educação, principalmente com a participação ativa de meios digitais, é imperativo habilitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais nas suas particularidades e, sobretudo, elaborarem programas educacionais específicos é proporcionar qualidade.


OBJETIVO GERAL

Identificar, compreender e criar estratégias de modo a desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania;
- Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento;
- Aperfeiçoar a formação e conhecimento dos profissionais envolvidos com o AEE no ambiente escolar e não escolar.


PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos ou professores de qualquer seguimento, da rede pública ou privada, que desejam se preparar para atuar frente aos desafios diretamente relacionados aos alunos que possuem alguma necessidade especial, para oferecer o atendimento educacional especializado na escola (AEE).

 

Informações

Disciplina: *DISCIPLINA
Professor:
C/H: C/H

Disciplina: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA VISUAL
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: AEE EM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: AEE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: AEE EM DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
Professor:
C/H: 40H

Disciplina: FONOLOGIA E MORFOLOGIA
Professor:
C/H: 40H