Especialização

Intervenção ABA aplicada ao transtorno do espectro autista - TEA

DESCRIÇÃO DO CURSO

 

ABA é uma sigla que em inglês significa Applied Behavior Analysis e se traduzirmos para o português temos Análise do Comportamento Aplicada, que é uma ciência que estuda o comportamento humano. Essencialmente, é uma abordagem baseada na ciência que se concentra em modificar o comportamento indesejável (deve ser observável, como fumar ou bater) em um grau significativo para melhorar a experiência de vida de uma pessoa ou família. 

ABA utiliza várias técnicas para diminuir os comportamentos negativos, aumentar os positivos e ajudar os alunos/pacientes a adquirirem novas habilidades. Em 1913 John Watson trouxe a premissa de que todo comportamento é controlado por eventos do ambiente. Em seguida veio B. F. Skinner e clarificou dizendo que o comportamento controla a futura ocorrência do comportamento. Skinner é considerado o pai da Análise do Comportamento Aplicada.

 

OBJETIVO: 

Ampliar a compreensão de concepções acerca da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos, aprofundando os conhecimentos sobre Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) uma abordagem e concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional.

 

PÚBLICO-ALVO: 

Graduados nas áreas de psicologia, educação (especial e infantil) e pedagogia, educação física, psicopedagogia, profissionais de saúde, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins. Outros profissionais, de nível superior, envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado, ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Informações

COMPONENTE CURRICULAR

INTERVENÇÃO ABA APLICADA AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA – TEA  

Módulos Componentes Carga Horária
M1 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA PROFISSIONAL NA DIVERSIDADE 30
M2 TGD- TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO 30
M3 BASES GENETICAS E NEUROLOGICAS DO TEA 30
M4 AUTISMO E A NOVA CID- 11 30
M5 LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO EM CRIANÇAS COM AUTISMO 30
M6 A IMPORTÂNCIA DO DIAGNOSTICO, INTERVENÇÃO E DA AVALIAÇÃO PRECOCE NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SÁUDE DO AUTISTA 30
M7 TRANSTORNOS MENTAIS – TEAS E PSICOSES 30
M8 O DIAGNÓSTICO DO AUTISMO NA VIDA ADULTA- RELAÇÕES SOCIAIS, HABILIDADES E CRISES 30
M9 INTRODUÇÃO Á ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADO – ABA 30
M10 TECNICAS E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO AUTISMO 30
M11 ADEQUAÇÃO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR NO AUTISMO 30
M12 SALA DE RECURSOS MULTIFUCIONAIS 30
M13 TECNOLOGIA ASSISTIVA 30
M14 LIBRAS 30
M15 PLANO DE INTERVENÇÃO APLICADO AO TEA 60
                                                                                                                    TOTAL 480