A profissão de Técnico em Secretariado cresce de maneira significativa, com abrangência considerável no mercado de trabalho, devido à versatilidade assumida pelos profissionais da área, que atuam em empresas nacionais e multinacionais, assessoram setores e pessoas, bem como satisfazem os objetivos e estratégias da organização. O curso Técnico em Secretariado da Faculdade Três Marias busca atender as demandas contemporâneas que giram em torno da formação desse profissional, buscando formá-lo em consonância com as demandas do mercado.
O acesso aos cursos técnicos da instituição, na forma subsequente, é permitido a toda pessoa que comprove possuir o Ensino Médio completo ou equivalente.
Formar técnicos de nível médio para atuar nas atividades de assessoria técnica, assessoria direta e administração em secretaria de organizações públicas, privadas, do terceiro setor, prestadora de serviços, órgãos de classe, indústria e comércio.
Possibilitar a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, favorecendo o domínio de competências necessárias à capacidade do trabalho em equipe;
Fomentar a necessidade de constante formação continuada, atendendo às exigências do processo de modernização das empresas instaladas na região;
Proporcionar uma formação humana e profissional que conduza ao desenvolvimento de uma postura ética e de habilidades comportamentais, técnicas e organizacionais, constituintes do perfil de um profissional competente, com visão de futuro e responsabilidades social e ambiental.
Nas organizações, o secretariado é uma função extremamente necessária e essencial em qualquer atividade empresarial, assim como na área de gestão, nos setores industriais e nas profissões liberais.
Entre as atividades exercidas, estão a organização diária e mensal da chefia ou direção para o cumprimento dos compromissos agendados; manutenção dos canais de comunicação da chefia ou direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira; organização de tarefas relacionadas com o expediente geral; dentre outras.