Direito

Presencial

A proposta do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Três Marias é estimular reflexões críticas e analíticas que permitam a cada aluno tomar decisões equilibradas para a solução dos problemas que serão enfrentados ao longo da carreira profissional. O Direito não é só o que se diz, mas sobretudo o que se faz. Por este caminho, o curso reúne o que há de mais atual no ensino das ciências jurídicas.

Objetivos

Contemplamos o mais atual conteúdo para você construir uma carreira jurídica sólida e se preparar para os desafios do mercado de trabalho. Com foco em uma aprendizagem de alto nível, o curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Três Marias conta com um corpo docente formado em sua maioria por Mestres e Doutores com grande experiência de mercado e que trabalham com uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento da aprendizagem com foco nas diversas carreiras jurídicas.

Atuação

Formando profissionais críticos e aptos a enfrentarem problemas complexos do universo jurídico, o discente de Direito da Faculdade Três Marias desenvolve uma série de habilidades com foco no seu sucesso profissional, a exemplo das soft skills (habilidades comportamentais), sempre bastante exploradas em sala de aula.

Dessa forma, o operador do Direito encontra diversos campos para a sua atuação profissional. Ao optar pela Advocacia privada, o bacharel pode atuar na Advocacia criminal, tributária, previdenciária, trabalhista, cível, empresarial, ambiental, e até mesmo na proteção de dados, direito digital e cibersegurança, entre outros. Se optar pela carreira jurídica pública, são abertas aos bacharéis em Direito atuação como magistrado, delegado de polícia, promotor de justiça, procurador, defensor público, entre outros.

Diferenciais

I - Corpo docente de excelência
Além de ampla e reconhecida experiência profissional, conta com um corpo docente composto por mais de 90% de mestres e doutores.


II - Núcleo de competições jurídicas - NCJ
Responsável pela organização das equipes que participam de competições jurídicas locais, regionais e nacionais. Também vinculada ao núcleo, são oferecidos anualmente os concursos de sustentação oral, redação jurídica e sentenças. clique e saiba mais


III - Pesquisa e Extensão
Realização de jornadas acadêmicas, mentorias (projeto mentoring), cursos de extensão, workshops, entre outros. Os alunos do curso de Direito da Faculdade Três Marias, a partir do 1º período, já podem ingressar nos grupos de estudo existentes e publicar artigos em livros e revistas da instituição.


IV - Clínica de Direitos Humanos
A clínica de Direitos Humanos da Faculdade Faculdade Três Marias surge como um espaço de debate, pesquisa, prática e inovação, sendo vinculado ao Curso de Direito e com desenvolvimento integrado envolvendo a sociedade civil organizada, além de outros órgãos e instituições de promoção e defesa dos Direitos Humanos.


V - Projeto Conecta OAB
Voltado para os discentes que pretendem a advocacia (pública ou privada), são oferecidos cursos, oficinas, acompanhamento psicopedagógico, simulados diagnósticos e simulados completos visando o bom preparo para o exame de ordem unificado.


VI – Trilhas de aprendizagem
Trilhas de Aprendizagem é um guia de conteúdo para a participação discente nas atividades complementares ofertadas pelo curso de bacharelado em Direito da Faculdade Três Marias. As atividades ofertadas nas trilhas de aprendizagem serão organizadas e categorizadas em eixos temáticos com foco nas diversas carreiras jurídicas.


Prática Jurídica

Aprendendo o Direito dentro e fora da sala de aula
Buscando uma rápida e qualificada colocação profissional dos discentes, o curso de Direito da Faculdade Três Marias conta com uma moderna grade curricular que inclui 160 horas de prática jurídica e mais 320 horas de estágio supervisionado. As atividades de estágio podem ser realizadas no próprio Núcleo de Prática Jurídica, bem como em instituições públicas ou privadas conveniadas à Instituição. Clique aqui para conhecer alguns desses convênios. O curso conta com um Núcleo de Prática Jurídica Virtual que permite aos discentes o atendimento remoto ao público geral, bem como o uso do metaverso para atividades simuladas de prática jurídica. O curso possui ainda um subnúcleo de práticas jurídicas nas instalações da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, localizado no bairro do Tambiá. Clique aqui para saber mais sobre o Núcleo de Práticas Jurídicas da FTM.

Componentes Curriculares

1º SEMESTRE
Teoria Geral do Direito      
Português Jurídico    
História do Direito
Psicologia Jurídica   
Filosofia Geral e Jurídica 
Atividade Complementar I  
2º SEMESTRE
Teoria da Política e do Estado 
Teoria da Constituição  
Teoria Geral do Direito Civil
Teoria do Crime
Sociologia Geral e Jurídica
Atividade Complementar II
3º SEMESTRE
Antropologia Geral e Jurídica
Teoria Geral do Processo
Organização do Estado
Teoria Geral das Obrigações
Teoria da Pena
Atividade Complementar III
4º SEMESTRE
Processo de Conhecimento
Crimes em Espécie I
Direitos e Garantias Fundamentais
Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie
Direito Administrativo I
Atividade Complementar IV
5º SEMESTRE
Teoria Geral dos Recursos e Recursos em Espécie
Direito Processual Penal I
Responsabilidade Civil
Crimes em Espécie II
Direito Administrativo II
Atividade Complementar V
6º SEMESTRE
Processo de Execução
Direito Processual Penal II
Direito Econômico
Direito das Coisas
Direito do Trabalho I
Prática Jurídica I: Cível
Atividade Complementar V
7º SEMESTRE
Economia Política (EAD)
Optativa (EAD)
Teoria da Empresa
Direito do Trabalho II
Direito de Família
Direito Financeiro
Prática Jurídica II - Penal
Estágio Supervisionado I
Atividade Complementar VII
8º SEMESTRE
Direito Ambiental e urbanístico (EAD)
Estatuto da Criança e do Adolescente (EAD)
Trabalho de Curso I
Direito Processual do Trabalho
Direito das Sucessões
Direito Societário e Falimentar
Pratica Jurídica III: Trabalhista
Estágio Supervisionado II
Atividade Complementar VIII
9º SEMESTRE
Metodologia Científica (EAD)
Direito Digital e Inovação (EAD)
Empreendedorismo (EAD)
Direito Eleitoral (EAD)
Direito Tributário I
Legislação e Ética Profissional
Prática Jurídica IV: Administrativo
Trabalho de Curso II
Estágio Supervisionado III
Atividade Complementar IX
10º SEMESTRE
Mediação, Conciliação e Arbitragem (EAD)
Direito do Consumidor (EAD)
Direito Tributário II (EAD)
Direito da Seguridade Social
Direito Internacional Público e Privado (EAD)
Direitos Humanos e temas emergentes do Direito
Estágio Supervisionado IV
Atividade Complementar X
Disciplinas Optativas
Direito Agrário
Medicina Legal
Lingua brasileira de sinais
Direito Imobiliário
Direito Indigenista, Relações Étnico-raciais e Responsabilidade social
Legislação penal extravagante
A disposição das disciplinas por semestre é sugestiva

Prática Jurídica

Aprendendo o Direito dentro e fora da sala de aula

Buscando uma rápida e qualificada colocação profissional dos discentes, o curso de Direito da Faculdade Três Marias conta com uma moderna grade curricular que inclui 160 horas de prática jurídica e mais 320 horas de estágio supervisionado. As atividades de estágio podem ser realizadas no próprio Núcleo de Prática Jurídica, bem como em instituições públicas ou privadas conveniadas à Instituição.

Clique aqui para conhecer alguns desses convênios.

O curso conta com um Núcleo de Prática Jurídica Virtual que permite aos discentes o atendimento remoto ao público geral, bem como o uso do metaverso para atividades simuladas de prática jurídica. O curso possui ainda um subnúcleo de práticas jurídicas nas instalações da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, localizado no bairro do Tambiá.

Clique aqui para saber mais sobre o Núcleo de Práticas Jurídicas da FTM

Clique aqui para saber mais sobre o Núcleo de Competições Jurídicas da FTM

Grupos de Estudos



GEDIP – Grupo de estudo em Direito Privado O objetivo do presente grupo é fomentar o debate acerca dos temas que compõem o Direito Privado brasileiro a partir de uma perspectiva histórica e contemporânea. Promovendo o diálogo participativo com a comunidade e fortalecendo o debate interdisciplinar, o grupo visa ainda estimular a produção acadêmica dos discentes e aprofundar o estudo acerca dos diversos temas do Direito Privado, suas implicações teóricas e práticas analisadas e compreendidas a partir de uma abordagem crítica e analítica. Responsável: Professor Hioman Imperiano


GeCEDIP – Grupo de estudo em Ciência Política, Estado e Direito Público O Direito Público é o alicerce do direito positivo no país, pois é através dele que todas as normas jurídicas, de direito público ou privado, vão regular as relações entre indivíduos a partir de uma perspectiva coletiva. O objetivo do presente grupo é fomentar o debate acerca dos temas que compõem o direito público brasileiro, da ciência política e do Estado, do contexto histórico ao contemporâneo. Promovendo o diálogo participativo com a comunidade, o grupo visa ainda fortalecer o debate interdisciplinar e estimular a produção acadêmica dos discentes, além de aprofundar o estudo sobre o Direito Público, instituições políticas, contexto histórico de formação de governos, Políticas Públicas, Direitos Humanos e todas as implicações práticas envolvendo a teoria política e o debate sobre o papel do Estado nos seus mais diversos contextos. Responsável: Professor Phillipe Martins

Coordenação do Curso

Coordenação

Phillipe Martins

Mestre

Advogado, Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela UFPB/Senasp. Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela UFPB. Pós-graduado em Direito Público. Foi Membro Administrativo da ANET - Academia Nacional de Estudos Transnacionais e Presidente da Comissão de Criminologia e Estudos sobre Violência da OAB/PB. Ex-Diretor de Assuntos Institucionais e EAD da Escola Superior de Advocacia da Paraíba - ESA/PB. Foi membro consultor da Comissão Especial de Direito à Educação do CFOAB. Atualmente Professor, gestor e Membro Consultor da Comissão Nacional de Exame de Ordem do CFOAB.

Currículo Lattes

Docentes

Docentes

Infraestrutura

Infraestrutura

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade - Qual a Influência na Rotina do Adulto/Idos...

Ler mais

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

VI Semana Acadêmica EAD

A Faculdade Três Marias tem o prazer de anunciar a VI Semana Acadêmica EAD, co...

Ler mais

[WORKSHOP] Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre intervenções terapêuticas e educacionais.

Participe do Workshop Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre interven&cce...

Ler mais

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Localização

Localização