Alfabetização e Letramento

APRESENTAÇÃO

A pós graduação em Alfabetização e Letramento capacita o profissional da área da Educação a atuar realizando pesquisas, diagnósticos e intervenção preventiva ou corretiva em grupos e em indivíduos em processo de aquisição da leitura e da escrita, agindo proativamente no processo de ensino-aprendizagem.

 

OBJETIVO

Entender no espaço educativo os desafios pedagógicos, visando à utilização de diferentes formas de ensino da língua e da escrita, compreendendo as concepções e práticas de alfabetização e identificando-as no processo de ensino e aprendizagem. 

 

JUSTIFICATIVA

A leitura e escrita são processos que ocorre dentro do campo do ensino e da aprendizagem, envolvendo um contexto social de vivência da comunidade escolar. Segundo Soares (2003), são as condições que cada indivíduo ou o estado oferece que dar possibilidades para uma apropriação da escrita. Deste modo, as experiências e conhecimentos do leitor, contribuem para este processo formativo, como disse Freire (1982) a leitura tem a sua etapa inicial no contexto de vivência que o aluno é inserido. 

 

As escolas ou espaços formativos, neste processo de ensino e aprendizagem partilham de diversos aspectos que são geradores de conflitos que fazem parte de um contexto histórico, como: a dificuldade de acesso à educação, desestruturação familiar, dentre outros, uma realidade existente a comunidade escolar e que são colocados como um desafio aos docentes quando se fala nos processos formativos. 

 

Logo o curso de Alfabetização e letramento foi criado para contribuir para a formação dos docentes que buscam colaborar no processo de leitura e escrita, ou seja, da alfabetização, de uma forma dinâmica contextualizando a realidade e a linguagem. Por fim, o curso de Alfabetização e Letramento apresenta material que proporciona planejar um método de ensino dialógico, dinâmico que possibilite torna a leitura e escrita aprazível. PÚBLICO ALVO

 

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação como pedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, professores das redes oficiais de ensino público e privado. 

 

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

 

MODALIDADE

 100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

 

MATRIZ CURRICULAR

  DISCIPLINAS C/H
  Didática do Ensino Superior 60 h
  Psicologia do Desenvolvimento 60 h
  Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 60 h
  Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância 60 h
  Alfabetização e Letramento: Conceitos e processos 60 h
  Alfabetização e Letramento: Desenvolvimento e Apropriação 60 h
  Total 360h
 
Informações