Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Presencial

O Atendimento Educacional Especializado é uma modalidade de ensino que perpassa várias etapas e níveis da Educação Básica, da Educação Superior e, também, da Educação Profissional. O profissional da área organiza recursos pedagógicos acessíveis, pensando na inclusão plena dos alunos com necessidades específicas nas aulas. É de fundamental importância para educação, tanto para o aluno quanto para as escolas, o Atendimento Educacional Especializado. Com a pós-graduação em Educação Especial, o profissional adquire melhor domínio técnico para a identificação das habilidades dos alunos com deficiência, produzindo materiais adequados de acordo com as necessidades, além de promover a formação continuada de outros professores em AEE.

JUSTIFICATIVA

A Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado, da Faculdade Três Marias, foi concebida a partir das necessidades nas diversas modalidades de ensino para alunos especiais. Em tempos de transformação da educação, principalmente com a participação ativa de meios digitais, é imperativo habilitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais nas suas particularidades e, sobretudo, elaborarem programas educacionais específicos é proporcionar qualidade.

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos ou professores de qualquer seguimento, da rede pública ou privada, que desejam se preparar para atuar frente aos desafios diretamente relacionados aos alunos que possuem alguma necessidade especial, para oferecer o atendimento educacional especializado na escola (AEE).

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Identificar, compreender e criar estratégias de modo a desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania; - Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento; - Aperfeiçoar a formação e conhecimento dos profissionais envolvidos com o AEE no ambiente escolar e não escolar.

Atuação

Professor de Atendimento Educacional Especializado, Elaboração de Planos de Atendimento Individualizado (PAI), Colaboração com Professores Regulares, Desenvolvimento de Materiais Didáticos Adaptados, Orientação a Pais e Familiares, Treinamento de Professores e Equipe Escolar, Avaliação e Diagnóstico Educacional, Coordenação de Serviços de Apoio Especializado.

Componentes Curriculares

DISCIPLINAC/H
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO40H
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ40H
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA VISUAL40H
AEE EM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS40H
AEE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO40H
AEE EM DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA40H
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO40H
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E/OU SUPLEMENTAR40H
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS40H
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS40H
FONOLOGIA E MORFOLOGIA40H

Coordenação do Curso

Coordenação

Sueli Alves

Mestre em Sociologia, especialista em Sociologia da Educação, Especialista em Didática do Ensino Superior, Especialista em Gestão, Coordenacao, Supervisão Educacional, Graduação, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciada em Letras e Pedagogia. Atual profissional na área de Gestão (Pós-Graduação e Comercial).

Infraestrutura

Infraestrutura

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade - Qual a Influência na Rotina do Adulto/Idos...

Ler mais

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

Alunos do Novo Fies: Calendário para Aditamentos Extemporâneos

O Fies oferece uma nova chance para os alunos resolverem pendências contratuais. O aditamento extempo...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

[WORKSHOP] Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre intervenções terapêuticas e educacionais.

Participe do Workshop Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre interven&cce...

Ler mais

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Rejuvenescimento com Antioxidante

Escola Técnica Três Marias promove evento de rejuvenescimento com antioxidantes ministrado pel...

Ler mais

Localização

Localização