Base Nacional Comum Curricular: Gestão, Docência e Inovação

APRESENTAÇÃO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, que tem como premissa definir de forma estrutural o conjunto de aprendizagens essenciais, como base na construção do conhecimento deste curso, a BNCC se tornou um dos principais documentos de referencia do currículo da educação básica. 

 

Contudo, em meados ao século XXI, passando por uma pandemia tornou-se ainda maior o desafio de garantir uma educação básica de qualidade e acessível. No campo da Gestão educacional, essa provocação é mutua, pois na prática não é fácil conseguir aplicar uma gestão participativa e a inovadora, pois para muitos educadores o conhecimento tecnológico e sua aplicabilidade é algo vigente.  

 

Sendo assim, a partir da contextualização atual, a Faculdade Três Marias, se desafiou a construir um curso de pós-graduação em Base Nacional Comum Curricular: Gestão Docência e Inovação EAD, para possibilitar a discursão sobre o currículo escolar, trazendo suas definições, suas etapas acerca dos conhecimentos pedagógicos que norteiam a BNCC, a Gestão e a Inovação no processo de formação, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento dos nossos educadores e com a sociedade como um todo. 

 

JUSTIFICATIVA

Refletindo aplicabilidade do currículo nas escolas, considerando as prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/206), articuladas com  Base Nacional Comum Curricular, o Curso de Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular: Gestão, Docência e Inovação, tem como premissa contribuir na formação teórico-prática dos profissionais da educação, quanto ao seu entendimento, reflexão crítica e análise, implementação e acompanhamento, visando a aprendizagem e desenvolvimento dos educandos. 

 

O curso de pós-graduação na modalidade EAD, supera as limitações físicas, o alunado pode cursar de qualquer lugar do Brasil, as vantagens são muitas, pois o conhecimento chega à sua casa. 

 

Por tanto, a Faculdade Três Marias, contribuem para a formação desses profissionais que estão nas Escolas, direcionando “a promoção de  aprendizagens que compõem o processo formativo [...], como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. (BRASIL, 2017, p.04).

 

OBJETIVO

Apresentar de forma sistemática e atualizada, as diferentes definições do currículo da educação básica e sua aplicabilidade na gestão e no processo de inovação que tange ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos e a formação dos profissionais da educação. 

 

PÚBLICO ALVO

O curso Base Nacional Curricular: Gestão Docência e Inovação é direcionada para os profissionais que atuam na área de educação, especialmente professores, gestores, coordenadores pedagógicos, dentre outros que buscam aprimorar os seus conhecimentos sobre BNCC e Gestão no contexto do ensino e inovação. 

 

DURAÇÃO

 A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

 

MODALIDADE

 100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.


 

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
Didática do Ensino Superior 60 h
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica 60 h
Fundamentos da Ação Pedagógica 60 h
Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância 60 h
Currículo e Planejamento da Educação Básica 60 h
Gestão Educacional 60 h
Total 360h
 
Informações