Educação Especial e Inclusiva

APRESENTAÇÃO

A Faculdade Três Marias, com o curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva vai promover práticas de interface com políticas públicas de inclusão e diversidade, buscando contribuir na organização do planejamento para a prática inclusiva. Através dos materiais didáticos, direciona o profissional da educação aos conhecimentos específicos, para que ele possa buscar estratégias que garantam o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza.

 

Sabendo que a Educação Especial e Inclusiva ainda é um grande desafio para alguns espaços educativos sejam da esfera particular e pública, a Faculdade Três Marias busca colaborar na oferta do curso, na intenção de oportunizar a formação qualificada deste profissional, para o mercado de trabalho. Afinal, para receber um aluno com deficiência em uma instituição de ensino é necessário oferecer alguns diferenciais, tanto na estrutura física, quanto na dinâmica de ensino e aprendizagem, sendo assim importante o campo de estudo. 

 

JUSTIFICATIVA

O Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva representa mais uma iniciativa da Faculdade Três Marias em levar o educando a refletir criticamente sobre as políticas educacionais e a formação de professores, no sentido de tornar as escolas mais inclusivas, qualificando os docentes e demais profissionais a utilizar os diferentes níveis instrumentais e atitudinais como recursos intrapessoais e interpessoais, no sentido de beneficiar os alunos com deficiência, valorizando a diversidade como um fator de qualidade da educação, trazendo à tona a questão do direito de todos à educação, o atendimento às necessidades educacionais dos alunos com deficiência e os processos entorno ao acesso numa perspectiva de educação inclusiva e participativa. 

 

Com isso, o curso oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva.  A apropriação de conteúdos específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação. 

 

OBJETIVO

Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico que corrobora a prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho de pessoas com deficiência que necessite de acompanhamento diferenciado. 

 

PÚBLICO ALVO

Docentes da área da educação, técnico-administrativos com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, gestores, supervisores, coordenadores, dentre outros que se identificam com a área de estudo. 

 

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

 

MODALIDADE

100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
Fundamentos Teóricos e Metodologias da Educação Especial e Inclusiva  60 h
Metodologia do Ensino na Educação Especial 60 h
Diversidade na Aprendizagem de pessoas com Necessidades especiais 60 h
Currículo Escolar em uma Perspectiva Inclusiva 60 h
Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual 60 h
Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades-TGD 60 h
TOTAL 360h
Informações