Educação, Gêneros e Sexualidades

EAD/Digital

Atualmente, tem se falado sobre temas transversais, onde as questões de Gênero, sexualidade e diversidade, assim como outros, deveriam ter pauta evidente no currículo escolar, o PCN (1998), que defende a interdisciplinaridade no planejamento para formação do alunado e dos educadores. Contudo, entendemos que nossa sociedade é marcada pela heterogeneidade, e dentro de vários contextos culturais e sociais não reconhece a diversidade de gênero, tal realidade passa refletir-se nos espaços formais e não-formais da educação.

A Faculdade Três Marias, se coloca como uma entidade representativa no âmbito social, que busca dialogar com a formação cidadã dos indivíduos, de tal modo que preza por uma educação que trabalha a transversalidade dos conceitos e temáticas sociais, como: gênero, raça, dentre outros e o combate ao preconceito, discriminação para assim educar na diversidade.

Desta forma, o curso de pós-graduação em Educação, Gênero e Sexualidades busca trazer reflexões aos docentes na sua formação, para trabalhar os paradigmas frente à transdisciplinaridade do currículo escolar e a sua transversalidade acerca da relação entre educação, gênero, sexualidade, suas questões teóricas e práticas dentro dos estudos culturais, sociais e as interfaces da educação.

JUSTIFICATIVA

Temos presenciado uma escassez nos currículos da educação, no que se referiram as questões que tratam de práticas discursivas sobre o estudo de Gênero e Sexualidade nos espaços formativos, sendo assim, refletindo a formação pedagógica dos docentes e como isso se aplicaria de forma prática na escola, pensamos que o curso de Educação, Gênero e Sexualidades tem um papel fundamental na busca de uma escola que propicia uma educação inter e transdisciplinar para seus alunos, no processo do ensino e aprendizagem.

Assim, a Faculdade Três Marias procura contribuir para a instrução desses profissionais que estão nas Escolas, ONGs, dentre outros lugares educativos, buscando estratégias de ensino que possibilitem uma formação humanística, crítica e que leve os educandos a respeitarem a diversidade do outro, seja ela no contexto de gênero, étnico racial, dentre outros.

PÚBLICO ALVO

O curso de pós-graduação em Educação, Gênero e Sexualidades é proposto aos portadores de diplomas da área da Educação e afins, como Pedagogia, História, Letras, bem como, aos profissionais atuantes na educação como professores, diretores, coordenadores, orientadores, entre outros. O curso é estendido aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento inter e transdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem.

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

MODALIDADE

100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

Objetivos

Refletir sobre questões diversas referentes aos estudos de gênero e a Transversalidade no ensino e na formação de professores, visa aprofundar o entendimento teórico sobre as interseções entre educação, gênero e sexualidade, proporcionando ferramentas práticas para a criação de ambientes educacionais seguros e acolhedores. Ao final do curso, os graduados estarão preparados para desenvolver práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade, combatam estereótipos de gênero, abordem temas relacionados à sexualidade de maneira ética e inclusiva, e contribuam para a formação de cidadãos críticos, conscientes e respeitosos dos direitos humanos.

Atuação

Educação Formal,Coordenação Pedagógica,Orientação Educacional,Desenvolvimento de Material Didático, Treinamento e Capacitação, Consultoria em Políticas Educacionais, Projetos de Educação Não Formal, Ativismo e Advocacia, Psicologia Escolar, Pesquisa Acadêmica, Programas de Prevenção, Mediação de Conflitos em instituições.

Componentes Curriculares

DISCIPLINASC/H
Didática do Ensino Superior60 h
Psicologia da Educação60 h
Escola e Sociedade60 h
Formação Docente para a Diversidade60 h
Novos Caminhos para profissionais da Educação60 h
Transversalidade na Educação60 h
Total360h

Coordenação do Curso

Coordenação

Sueli Alves

Mestre

Mestre em Sociologia, especialista em Sociologia da Educação, Especialista em Didática do Ensino Superior, Especialista em Gestão, Coordenacao, Supervisão Educacional, Graduação, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciada em Letras e Pedagogia. Atual profissional na área de Gestão (Pós-Graduação e Comercial).

Infraestrutura

Infraestrutura

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

Alunos do Novo Fies: Calendário para Aditamentos Extemporâneos

O Fies oferece uma nova chance para os alunos resolverem pendências contratuais. O aditamento extempo...

Ler mais

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias!

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias A Faculdade T...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Rejuvenescimento com Antioxidante

Escola Técnica Três Marias promove evento de rejuvenescimento com antioxidantes ministrado pel...

Ler mais

Formação de professores: Avaliações Formativas e Práticas Pedagógicas Inovadoras

No dia 26/02/2024, às 8h, a professora Raiany Guedes conduzirá uma sessão sobre \"Aval...

Ler mais

Localização

Localização