Educação, Gêneros e Sexualidades

APRESENTAÇÃO

 

Atualmente, tem se falado sobre temas transversais, onde as questões de Gênero, sexualidade e diversidade, assim como outros, deveriam ter pauta evidente no currículo escolar, o PCN (1998), que defende a interdisciplinaridade no planejamento para formação do alunado e dos educadores. Contudo, entendemos que nossa sociedade é marcada pela heterogeneidade, e dentro de vários contextos culturais e sociais não reconhece a diversidade de gênero, tal realidade passa refletir-se nos espaços formais e não-formais da educação. 

A Faculdade Três Marias, se coloca como uma entidade representativa no âmbito social, que busca dialogar com a formação cidadã dos indivíduos, de tal modo que preza por uma educação que trabalha a transversalidade dos conceitos e temáticas sociais, como: gênero, raça, dentre outros e o combate ao preconceito, discriminação para assim educar na diversidade. 

Desta forma, o curso de pós-graduação em Educação, Gênero e Sexualidades busca trazer reflexões aos docentes na sua formação, para trabalhar os paradigmas frente à transdisciplinaridade do currículo escolar e a sua transversalidade acerca da relação entre educação, gênero, sexualidade, suas questões teóricas e práticas dentro dos estudos culturais, sociais e as interfaces da educação.   

 

JUSTIFICATIVA

Temos presenciado uma escassez nos currículos da educação, no que se referiram as questões que tratam de práticas discursivas sobre o estudo de Gênero e Sexualidade nos espaços formativos, sendo assim, refletindo a formação pedagógica dos docentes e como isso se aplicaria de forma prática na escola, pensamos que o curso de Educação, Gênero e Sexualidades tem um papel fundamental na busca de uma escola que propicia uma educação inter e transdisciplinar para seus alunos, no processo do ensino e aprendizagem. 

Assim, a Faculdade Três Marias procura contribuir para a instrução desses profissionais que estão nas Escolas, ONGs, dentre outros lugares educativos, buscando estratégias de ensino que possibilitem uma formação humanística, crítica e que leve os educandos a respeitarem a diversidade do outro, seja ela no contexto de gênero, étnico racial, dentre outros. 


OBJETIVO

 

Refletir sobre questões diversas referentes aos estudos de gênero e a Transversalidade no ensino e na formação de professores. 

 

PÚBLICO ALVO

 

O curso de pós-graduação em Educação, Gênero e Sexualidades é proposto aos portadores de diplomas da área da Educação e afins, como Pedagogia, História, Letras, bem como, aos profissionais atuantes na educação como professores, diretores, coordenadores, orientadores, entre outros. O curso é estendido aos profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento inter e transdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem.

 

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

 

MODALIDADE

 100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
Didática do Ensino Superior 60 h
Psicologia da Educação 60 h
Escola e Sociedade 60 h
Formação Docente para a Diversidade 60 h
Novos Caminhos para profissionais da Educação 60 h
Transversalidade na Educação 60 h
Total 360h
 
Informações