Ensino Lúdico na Educação Infantil

APRESENTAÇÃO

A Pós-Graduação em Ensino Lúdico na Educação da Faculdade Três Marias, analisa a importância da atuação e da inserção do lúdico no âmbito educacional, pois a linguagem dos jogos e brincadeiras é a primeira a se constituir sendo de extrema importância para a criança na infância e anos iniciais da sua educação básica. Através dos jogos e brincadeiras a criança se expressa, aprende, manifesta seus sentimentos, se desenvolve, socializa e se prepara de forma prazerosa para a inserção no mundo adulto. 

Assim, vamos estudar as metodologias que trabalham o lúdico como um processo de ensino e aprendizagem, onde a criança será considerada como sujeito de direitos e com possibilidades para o desenvolvimento integral. Para isso, os campos da experimentação e da prática, consideram a visão lúdica e, ao mesmo tempo, colaboram para uma formação que possibilite planejamento e ações adequadas para esses indivíduos que buscam novidades.

 

JUSTIFICATIVA

Direcionar os estudos acerca da ludicidade no âmbito educacional se revela cada vez mais necessário e pertinente, tendo em vista sua importância e eficiência, tanto para o auxílio no tratamento, quanto para a prevenção e intervenção no sentido de ajudar as crianças a vencerem suas limitações, traumas que atrapalham o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

Portanto, a Faculdade Três Marias, tem o compromisso de formar profissionais para o mercado de trabalho, para que esses possam atuar em sua área escolha com competência e que através dos conteúdos, metodologias e métodos estudados possam ampliar seus conhecimentos. 


OBJETIVO

Proporcionar conhecimentos, sobre a importância da utilização das metodologias de ensino e da ludicidade para o processo de aprendizagem.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais portadores de diploma de nível superior, educadores, gestores e demais profissionais da área educacional que se interessem ou atuem na Educação Infantil e/ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

 

MODALIDADE

 100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
Didática do Ensino Superior 60 h
Metodologia das Ciências Sociais e Saúde Infantil 60 h
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica 60 h
Educação e Ludicidade 60 h
Estudar e Aprender a distância 60 h
Fundamentos da Ação Pedagógica 60 h
Total 360h

 

Informações