Especialização

Execução e Fiscalização de Fachadas - Revestimentos Cerâmicos, Pinturas e Texturas

O CURSO

Desde o renascimento italiano, quando a fachada surge associada à casa unifamiliar, passando pelo barroco francês e pelo pitoresco inglês, até o advento da arquitetura moderna, o conceito de fachada sofreu modificações consideráveis, que repercutiram diretamente na prática de projeto e execução.

Refletindo na modernização do setor da construção civil, o Curso de Pós-Graduação em Execução e Fiscalização de Fachadas: Revestimentos CerâmicosPinturas e Texturas surge da necessidade de capacitar o setor da construção civil, ante o crescimento de manifestações patológicas em fachadas prediais e reformas de fachadas contemporâneas. Assim, o Curso de Pós-Graduação em Execução e Fiscalização de Fachadas: Revestimentos CerâmicosPinturas e Texturas busca preparar profissionais para atuarem proativamente na execução de fachadas com revestimentos cerâmicos aderidos com argamassas colante com base na NBR 13755:2017, além dos revestimentos com acabamento em pinturas e texturas, onde de forma direta a referida norma exige que os métodos executivos descritos na mesma e no Projeto Revestimento de Fachada descritos sejam fielmente executados e fiscalizados., assim como a elaboração de laudos sobre fachadas.

A normativa NBR 13755:2017 também cria e descreve diversas responsabilidades para o novo profissional da construção civil especializado em fachadas, denominado FISCAL DE FACHADAS. Sabemos que existem grandes gargalos a serem vencidos, inclusive no setor priorizado por esta especialização, mostrando-se um assunto atual e estratégico a ser desenvolvido urgentemente. 


Contudo, o Curso de Pós-Graduação em Execução e Fiscalização de Fachadas: Revestimentos CerâmicosPinturas e Texturas, prioriza o desenvolvimento do profissional com competência para atuar no mercado de trabalho, tratando das patologias ocorridas em cada tipo de fachada, com suas principais causas, consequências, soluções a serem empregadas e os danos gerados ao construtor e ao cliente, elaborar laudos sobre fachadas, como também serão abordadas as técnicas executivas que promovem ganho de qualidade e produtividade, com tecnologia, interação e aprendizado.

 

JUSTIFICATIVA

O setor da Construção Civil está passando por um processo de crescimento, interligado ao contexto das transformações econômicas, sociais e políticas. Essas transformações têm levado as empresas do ramo da construção civil, sejam elas as construtoras ou as empresas que fazem reforma de fachadas, a buscarem o aumento da qualidade das suas obras aliado à redução dos custos de produção, seguindo as exigências do Projeto de Revestimento de Fachada para execução de obras novas (obrigatório pela NBR 13755:2017 desde 14/11/2017) ou seguindo as exigências do Projeto Executivo da Reforma da Fachada (obrigatório pela NBR 10628:2015 desde), porém tendo que utilizar insumos de alta qualidade para atender ao requisito de vida útil de projeto e norma. Neste contexto, observa-se a maior valorização das técnicas para reduzir os custos de produção e a ocorrência de falhas no produto e no processo de execução com o intuito de otimizar as atividades de execução e a garantia do produto final entregue ao cliente.

Nessa perspectiva, o Curso de Pós-Graduação em Execução e Fiscalização de Fachadas: Revestimentos Cerâmicos, Pinturas e Texturas, é a busca inteligente de modernizar a construção civil brasileira, destacando-se a execução e fiscalização de revestimentos aderidos com argamassas colantes de acordo com a NBR 13755:2017, além de fachadas com pinturas e texturas, e por fim, abrir os caminhos para as oportunidades de trabalho no ramo da construção civil e assim seus profissionais atuarem de forma eficiente, otimizando tempo e qualificando seu respectivo trabalho.

 

 

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais da construção civil, especificamente engenheiros civis, arquitetos e tecnólogos, para ficarem aptos a executar, fiscalizar fachadas com revestimentos cerâmicos aderidos com argamassa colante, tintas ou texturas, obtendo conhecimento sobre insumos, traços, requisitos, ferramentas, equipamentos, execução e ensaios de acordo com a norma ABNT NBR 13755:2017 demais normas complementares pertinentes ao tema, assim como a elaboração de laudos sobre fachadas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I - Capacitar o discente, oferecendo conhecimento, para atuar na execução de obras novas de construtoras e obras de reformas de fachadas de condomínios;

II - Capacitar o discente, oferecendo conhecimento, para atuar na fiscalização de obras novas de construtoras e obras de reformas de fachadas de condomínios;

III - Capacitar o discente, oferecendo conhecimento, para elaborar laudos de manifestações patológicas em fachadas;

III - Capacitar o discente, oferecendo conhecimento, para oferecer e executar os ensaios técnicos normativo, realizados na fachada que darão subsídios tanto à construtora, quanto ao projetista e à empresa responsável pela reforma da fachada.

 

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais da área da Construção civil, Engenharia civil, arquitetura ou tecnologia em construção de edifícios / tecnologia em edificações, portadores de diploma de curso superior.

 

 

MODALIDADE

O curso é semipresencial, onde as aulas são transmitidas ao vivo, sendo que a última disciplina do curso (módulo 18) acontecerá de maneira presencial na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.

 

 

COORDENAÇÃO


Prof. Eng. Leonardo Xavier de Oliveira | (83) 99605-5523

Engenheiro Civil, Perito Criminal Oficial da Bahia com experiência de três anos na Coordenação de Engenharia Legal, Especialista em Engenharia e Segurança do Trabalho. Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública. Especializando em Inteligência Policial. Projetista de Fachadas com Revestimentos Cerâmicos desde 2012 tendo elaborado 104 Projetos de Revestimentos de Fachadas. Fiscal de fachadas com revestimentos cerâmicos. Professor e organizador das 16 (dezesseis) turmas para formar Fiscal de Fachadas com Revestimento Cerâmico em Fachadas. Foi palestrante em três congressos nacionais/seminários de engenharia civil sendo o único apresentador graduando do curso de engenharia civil, entre mestres e doutores. Idealizador e organizador do evento Expofachada (2016). Foi engenheiro de campo da fábrica Polimassa Argamassas Ltda.

 

Prof. Evelyne Emanuelle Pereira Lima | (83) 99805-9777

Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental, graduada em Tecnologia em Construção de Edifícios. Especialização em Engenharia Diagnóstica: Perícias e Patologias, Ciências Ambientais. Atualmente é ativo da Universidade Federal da Paraíba, onde atua na Divisão de Manutenção - Prefeitura Universitária, professora universitária. Conselheira do CREA- PB desde 2016, já tendo composto por dois anos a Diretoria do Conselho como 1a Secretária (2017-2018), participado da Comissão de Revisão e atribuição profissional nos de 2016 a 2018, onde atualmente é Coordenadora Adjunta da Câmara de Eng Civil e Agrimensura (CEECA) e coordenadora da Comissão de Relações Institucionais. Diretora Regional do Instituto Brasileiro de Concreto - IBRACON.

 

  

Informações

M.Sc. Alexandre Brites

Esp. André Cardoso

Dr. Antônio da Silva Sobrinho

M.Sc. Nereu Cavalcanti

M.Sc. Evelyne Lima

Esp. Felipe Lima

Esp. Henrique Bosco

M.Sc Ivy Marinho

Esp. Leonardo X. Oliveira

Esp. Mairton Santos

M.Sc. Marta Mayer

Dr. Ricardo Vasconcelos

Esp. Suenia Freitas

Esp. Yuri Frazão

Disciplina: Introdução à NBR 13755:2017 (Projeto, execução e fiscalização de revestimento de fachadas).
Professor: Esp. Leonardo Xavier de Oliveira
C/H: 20h

Disciplina: Introdução às normas complementares e importantes para projeto, execução e fiscalização de fachadas.
Professor: M.Sc. Alexandre Amado Britez
C/H: 20h

Disciplina: Introdução à NBR 15575:2021 (Norma de desempenho).
Professor: M.Sc. Marta Mayer F. de Oliveira
C/H: 20h

Disciplina: Conceitos sobre materiais e insumos utilizados nas fachadas.
Professor: M.Sc. Evelyne Emanuelle Pereira Lima
C/H: 20h

Disciplina: Conceitos, requisitos, ensaios e laudos normativos das argamassas das fachadas.
Professor: Esp. Mairton Santos de Sousa e Esp. Yuri Leandro Abas Frazão
C/H: 20h

Disciplina: Segurança do trabalho na execução e fiscalização de fachadas.
Professor: Dr. Ricardo Vasconcelos Gomes da Costa
C/H: 20h

Disciplina: Normas, requisitos, manifestações patológicas e reparos de fachadas com pinturas ou texturas.
Professor: Esp. André Luiz Andrade Cardoso
C/H: 20h

Disciplina: Perícias, pareceres, laudos, metodologias e vistorias de fachadas.
Professor: Esp. Henrique de Sordi Bosco
C/H: 20h

Disciplina: Gestão da manutenção com foco na sustentabilidade.
Professor: M.Sc. Marta Mayer F. de Oliveira
C/H: 20h

Disciplina: Execução e fiscalização de edificações com alvenaria estrutural e suas principais manifestações patológicas.
Professor: Dr. Antônio da Silva Sobrinho
C/H: 20h

Disciplina: Patologias das fachadas com revestimentos cerâmicos.
Professor: M.Sc. Evelyne Emanuelle Pereira Lima
C/H: 20h

Disciplina: Patologias das estruturas de concreto armado em fachadas.
Professor: Esp. Yuri Leandro Abas Frazão
C/H: 20h

Disciplina: Caracterização de influência das fundações, estruturas, sismo e vento sobre as fachadas.
Professor: M.Sc. Ivy Jeann Pinto Marinho
C/H: 20h

Disciplina: Prática Supervisionada I: Configuração/comportamento de fissuras e trincas em Fachadas.
Professor: M.Sc. Ivy Jeann Pinto Marinho
C/H: 20h

Disciplina: Prática Supervisionada II: Execução e Fiscalização de reformas de fachadas.
Professor: Esp. Leonardo X. de Oliveira e Esp. Mairton Santos de Sousa
C/H: 20h

Disciplina: Prática Supervisionada III: Perícias, pareceres e vistorias prediais.
Professor: Esp. Felipe Lima
C/H: 20h

Disciplina: Plano de Ação em Execução e Fiscalização de Fachadas.
Professor: M.Sc. Antônio Nereu Cavalcanti Filho e demais professores
C/H: 20h