Gastronomia

EAD/Digital

O Curso de Tecnologia em Gastronomia atenderá a demanda crescente do mercado de trabalho por profissionais especializados com habilidades e conhecimentos acadêmicos, oferecendo uma formação integral, com abordagem atual e sintonizada com a dinâmica do mercado. O setor de alimentação tem uma característica especial: em tempos de crise: pode até não crescer, mas jamais recua. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), o brasileiro gasta um terço da renda mensal reservada à alimentação em refeições fora de casa. E a tendência é de crescimento. Há diversas frentes promissoras, entre elas a alta gastronomia, que atrai cada vez mais interesse do brasileiro, e o segmento de entregas a domicílio. Capitais do Norte e do Nordeste, assim como várias cidades de pequeno e médio porte demandam profissionais, principalmente em hotéis e resorts. O projeto pedagógico do curso obedece às recomendações do Conselho Nacional de Educação-CNE.

Objetivos

O curso tem como objetivo propiciar ao discente uma visão dos processos técnicos e científicos aplicados à área da Gastronomia, para que o mesmo possa desenvolver habilidades e competências na área de alimentação e afins. Por meio de itinerário formativo, interdisciplinar e prático, o curso busca garantir condições para inserção plena do estudante no mundo do trabalho, desenvolvendo também sua capacidade empreendedora e criativa no encaminhamento de soluções para os desafios do setor gastronômico

Atuação

A formação do profissional em Gastronomia tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: - Conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação; - Criar preparações culinárias e valoriza a ciência dos ingredientes; - Planejar, elaborar e organizar projetos de fluxo de montagem de cozinha; - Articular e coordenar empreendimentos e negócios gastronômicos; - Vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação

Componentes Curriculares

1º Semestre
Empreendedorismo e Marketing
Microbiologia, Higiene, Controle e Legislação de Alimentos
Bioquímica dos Alimentos
História e princípios da gastronomia
Planejamento de cardápio e composição de custos
Tecnologia dos Alimentos
2º Semestre
Ética profissional
Segurança Alimentar
Cultura, Saúde e Sociedade
Planejamento e Gestão em Gastronomia
Fundamentos da Cozinha Profissional
Serviço de salão e eventos
3º Semestre
Cozinha Brasileira
Cozinha das Américas
Cozinha Francesa
Cozinha Italiana
Garde Manger
Gastronomia Contemporânea
Confeitaria e doceria
Panificação e Lanches
4º Semestre
Cozinha Mediterrânea
Cozinha e técnicas de aves e carnes
Cozinha e técnicas de peixes e frutos do mar
Cozinha Chinesa e Japonesa
Gastronomia Saudável e Funcional
Gastronomia Hospitalar
Enofilia e Práticas de Sommelier
Bebidas, harmonização e Serviço de Bar
Disciplinas optativas
Língua Brasileira de Sinais
Direitos Humanos e Cidadania
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Relações Étnico-Raciais
Leitura e Produção Textual
Frances

Coordenação do Curso

Coordenação

Mussara Alves Monteiro

Doutora

Doutora em Ciências da Nutrição pela UFPB . Mestre em Ciências da Nutrição pela UFPB. Especialização em Saúde Pública, Especialização em Política de Gestão do Cuidado com Ênfase no Apoio Matricial, Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas. Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Francisco Mascarenhas (2006), graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade Três Marias (FTM). Membro do colegiado de pesquisadores deste núcleo, e desenvolve atividades de pesquisa aplicada na área de Ciências da Nutrição, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba.

Currículo Lattes

Infraestrutura

Infraestrutura

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

Alunos do Novo Fies: Calendário para Aditamentos Extemporâneos

O Fies oferece uma nova chance para os alunos resolverem pendências contratuais. O aditamento extempo...

Ler mais

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias!

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias A Faculdade T...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Rejuvenescimento com Antioxidante

Escola Técnica Três Marias promove evento de rejuvenescimento com antioxidantes ministrado pel...

Ler mais

Formação de professores: Avaliações Formativas e Práticas Pedagógicas Inovadoras

No dia 26/02/2024, às 8h, a professora Raiany Guedes conduzirá uma sessão sobre \"Aval...

Ler mais

Localização

Localização