Gastronomia

SOBRE O CURSO

O Curso de Tecnologia em Gastronomia atenderá a demanda crescente do mercado de trabalho por profissionais especializados com habilidades e conhecimentos acadêmicos, oferecendo uma formação integral, com abordagem atual e sintonizada com a dinâmica do mercado. 

O setor de alimentação tem uma característica especial: em tempos de crise: pode até não crescer, mas jamais recua. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), o brasileiro gasta um terço da renda mensal reservada à alimentação em refeições fora de casa. E a tendência é de crescimento. Há diversas frentes promissoras, entre elas a alta gastronomia, que atrai cada vez mais interesse do brasileiro, e o segmento de entregas a domicílio. Capitais do Norte e do Nordeste, assim como várias cidades de pequeno e médio porte demandam profissionais, principalmente em hotéis e resorts. O projeto pedagógico do curso obedece às recomendações do Conselho Nacional de Educação-CNE.

 

OBJETIVOS 

O curso tem como objetivo propiciar ao discente uma visão dos processos técnicos e científicos aplicados à área da Gastronomia, para que o mesmo possa desenvolver habilidades e competências na área de alimentação e afins. Por meio de itinerário formativo, interdisciplinar e prático, o curso busca garantir condições para inserção plena do estudante no mundo do trabalho, desenvolvendo também sua capacidade empreendedora e criativa no encaminhamento de soluções para os desafios do setor gastronômico

 

Os objetivos específicos do curso de Gastronomia da FTM se propõem a formar profissionais para:

  • Conhecer técnicas clássicas de cozinha e serviços, bem como as suas adaptações e regionalismos; 
  • Aprimorar a realização de pesquisas na área de gastronomia para desenvolvimento cultural e inovação tecnológica; 
  • Gerenciar cozinhas e empresas de alimentação, além de dimensionar cardápios nos padrões da etiqueta formal.

 

ATUAÇÃO

A formação do profissional em Gastronomia tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: 

  • Conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação;
  • Criar preparações culinárias e valoriza a ciência dos ingredientes;
  • Planejar, elaborar e organizar projetos de fluxo de montagem de cozinha;
  • Articular e coordenar empreendimentos e negócios gastronômicos;
  • Vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação