História e Cultura Afro-brasileira

APRESENTAÇÃO

Através dessa especialização, os profissionais e estudantes receberão instrumentos e conhecimentos teóricos e metodológicos para efetivar o ensino de Cultura Afro-Brasileira e História da África, proporcionando atualização e renovação de capacitação para o ensino em conformidade com as tendências pedagógicas. O profissional possuirá um grande desafio de mudar a visão ainda intrínseca na sociedade e principalmente nos livros mais antigos de história, que tratam a tradição africana apenas em sua ligação aos períodos de escravidão no Brasil. No entanto, sua riqueza cultural e principalmente a forma com a qual os brasileiros incluíram diversos aspectos e evoluíram na sua compreensão faz parte das ferramentas mais importantes de seu ensino.

Com toda essa bagagem, o curso de História e Cultura Afro-Brasileira da Faculdade Três Marias, tem como princípio proporcionar ao alunado uma visão com alto teor de senso crítico de modo a resgatar os valores e a importância da cultura africana para a construção dos costumes da sociedade brasileira e também será capaz de movimentar-se no mercado de trabalho no segmento da educação ou nas diversas instituições culturais das esferas pública e privada.

 

JUSTIFICATIVA

 O processo de construção das identidades Afro-Brasileiras é histórico e data da formação da nação brasileira, a partir da disporá dos povos africanos que foram escravizados e das constantes lutas pela consolidação de politicas públicas que atendam ás demandas da população negra, a questão da diversidade étnico-cultural e racial, com isso a temática ganhou o protagonismo merecido no Brasil e no mundo.  

Desta forma, a Faculdade Três Marias, busca formar um profissional especialista apto a mercado de trabalho, atualizando-o sobre os fatores de reconhecimento dos movimentos sociais, destacando os processos ligados a cultura afro-brasileira e na percepção do estudo da cultura Afro-Brasileira no contexto do fazer interdisciplinar através do conhecimento dos diversos movimentos de resistência, reconhecendo e destacando o papel que as culturas sociais africanas e diversas instituições de cunho sociais africanas tiveram na formação da social e cultural da sociedade brasileira.

 

OBJETIVO

Auxiliar os educadores e demais profissionais interessados pelo tema na obtenção do conhecimento e regulamentações que dispõe sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira. 

 

PÚBLICO ALVO

Professores Licenciados de áreas diversas; Bacharéis nas áreas de humanidades (Filosofia, História, Direito, Teologia e outras afins), Dirigentes Educacionais.

 

DURAÇÃO

 A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

 

MODALIDADE

100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
  Formação Docente para a Diversidade 60 h
  História da África e da Cultura Afro-Brasileira 60 h
  História, política e Sociedade.  60 h
  Antropologia Cultural 60 h
  Africanidades e Democracia 60 h
  Relações Étnico-Raciais 60 h
     TOTAL 360h

 

Informações