Letras – Português

EAD/Digital

Atualmente, torna-se imprescindível a formação inicial e continuada de qualidade dos profissionais que atuam na docência na área de Letras-Português, nos mais diferentes níveis do processo de formação, mas sobretudo na Educação Básica, possibilitando a garantia de cumprimento da função social da escola em diferentes realidades e contextos para promover uma educação democrática e igualitária. A formação de professores para atuar com o ensino da língua portuguesa parte do princípio de respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira. Dessa forma, o curso de Letras-Português assume o compromisso com uma proposta pedagógica flexível, ampla, que permite a efetivação de estudos e projetos para atender às necessidades do contexto social local, ao passo que se busca promover a cidadania, bem como ampliar as perspectivas de atuação social. Temos, assim, a construção do processo educativo no cotidiano da instituição, com o corpo discente observando, investigando e intervindo na prática pedagógica.

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Letras-Português tem por finalidade formar profissionais com habilidades para atuar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Dessa forma, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Português, propõe um currículo baseado na construção de competências relacionadas à prática docente direcionada para uma ação pedagógica fundamentada num conhecimento teórico, científico e reflexivo, de forma consciente e crítica. Isso permitirá que os profissionais possam intervir na realidade que os cerca partir da compreensão dos processos de lutas históricas dos docentes, ao passo que lançarão mão da produção teórica, da organização do trabalho pedagógico, instigando o comprometimento com a mudança social.

Atuação

As possibilidades de atuação do profissional licenciado em Letras vão muito além da docência. Também é possível, por exemplo, trabalhar no mercado editorial , em atividades como revisão de textos e tradução, podendo também ser responsável pelo cronograma de publicações de um site, jornal ou revista. Caso o profissional deseje seguir a carreira da docência, pode atuar no ensino fundamental, médio e superior.

Componentes Curriculares

Disciplinas
Educação e Novas Tecnologias
História da Educação
Leitura e Produção Textual
Metodologia Científica
Sociologia Geral
Didática
Filosofia da Educação
Latim
Linguística I
Relações Étnico-Raciais e Responsabilidade Social
Formação Histórica da Língua Portuguesa
Psicologia da Educação
Políticas Educacionais
Teoria da Literatura I
Teoria da Literatura II
Teoria da Literatura III
Língua Brasileira de Sinais
Linguística II
História da Literatura
Crítica Literária
Educação Especial e Inclusiva
Morfologia da Língua Portuguesa
Redes Sociais e as TIC’s
Literatura Portuguesa I
Literatura Portuguesa II
Sintaxe da Língua Portuguesa
Ética, Direitos Humanos e Cidadania
Literatura Brasileira I
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Avaliação da Aprendizagem
Estágio Supervisionado I
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Literatura Portuguesa III
Literatura Brasileira II
Estágio Supervisionado II
Semântica Estilística
Literatura Brasileira III
Análise do Discurso e Sociolinguística
Gestão Escolar
Estágio Supervisionado III
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Literatura Brasileira IV
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Coordenação do Curso

Coordenação

Emília Fernandes Pimenta

Mestre

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria - Cajazeiras-PB (2007), Pós-graduação Strictu Senso (Mestrado) em Gestão de Organizações Aprendentes pela UFPB (2013), Pós-graduação Latu Sensu em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (concluída), Pós-graduação Latu sensu em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela FIOCRUZ/ENSP (concluída), além de Diretora Acadêmica do Centro Educacional Três Marias.

Currículo Lattes

Infraestrutura

Infraestrutura

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

Alunos do Novo Fies: Calendário para Aditamentos Extemporâneos

O Fies oferece uma nova chance para os alunos resolverem pendências contratuais. O aditamento extempo...

Ler mais

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias!

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias A Faculdade T...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Rejuvenescimento com Antioxidante

Escola Técnica Três Marias promove evento de rejuvenescimento com antioxidantes ministrado pel...

Ler mais

Formação de professores: Avaliações Formativas e Práticas Pedagógicas Inovadoras

No dia 26/02/2024, às 8h, a professora Raiany Guedes conduzirá uma sessão sobre \"Aval...

Ler mais

Localização

Localização