Língua, Literatura e Ensino

EAD/Digital

O curso de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Ensino tem como proposta de envolver os alunos no exercício de valorização do ensino através das letras, tão importante no nosso cotidiano. O curso será um facilitador no processo de elaboração das atividades em sala e crescimento intelectual dos envolvidos. As disciplinas englobam as vertentes do ensino da Metodologia e conceitos da Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, Processos Técnicas e Métodos de pesquisa, Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância, Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino da Língua Portuguesa, Preceitos e debates sobre Literatura Brasileira, discussões que envolvem a cultura e seus desdobramentos com a Leitura e a Língua, além dos Estudos Morfossintáticos. O curso prepara você, educador, para ampliar os conhecimentos e estar cada vez mais capacitado para construir uma aula que une conhecimento teórico, vivência de mundo e que atende as demandas educacionais da contemporaneidade.

JUSTIFICATIVA

O mercado de trabalho, cada vez mais, cobra de seus profissionais preparo e formação continuada. A reciclagem e a atualização das práticas de ensino é algo particularmente necessário aos professores, por isso os cursos de pós-graduação são tão importantes na formação do profissional de educação. Nesta perspectiva a Pós-graduação em Língua, Literatura e Ensino da Faculdade Três Marias procura atualizar os profissionais sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa no ensino, instruir sobre a prática de leitura e escrita e métodos e técnicas de pesquisa. É fundamental estar atualizado sobre questões de linguagem como interação verbal, bem como compreender a construção das gramáticas portuguesas e o ensino de língua portuguesa em perspectiva historiográfica. Dessa forma, o nosso curso se justifica com a finalidade primordial de formação continuada, tanto do egresso, como de todos os envolvidos na construção do processo de ensino/aprendizagem.

PÚBLICO ALVO

Instruir docentes de Língua Portuguesa e Literatura, para que possam compreender e explorar os princípios teóricos da língua no contexto educacional, potencializando o ensino da literatura numa perspectiva multicultural.

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maior de matérias durante a semana.

MODALIDADE

100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

Objetivos

Instruir docentes de Língua Portuguesa e Literatura, para que possam compreender e explorar os princípios teóricos da língua no contexto educacional, potencializando o ensino da literatura numa perspectiva multicultural.

Atuação

Docência em Língua Portuguesa e Literatura, Coordenação Pedagógica, Desenvolvimento de Material Didático, Formação de Professores, Educação a Distância, Pesquisa em Educação Linguística e Literária, Avaliação Educacional, Assessoria Pedagógica, Produção de Recursos Audiovisuais Educacionais, Mediação de Leitura.

Componentes Curriculares

DISCIPLINASC/H
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA60 H
APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA60 H
INTRODUÇÃO Á LINGUÍSTICA60 H
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA60 H
LITERATURA BRASILEIRA I60 H
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS60 H
TOTAL360H

Coordenação do Curso

Coordenação

Sueli Alves

Mestre em Sociologia, especialista em Sociologia da Educação, Especialista em Didática do Ensino Superior, Especialista em Gestão, Coordenacao, Supervisão Educacional, Graduação, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciada em Letras e Pedagogia. Atual profissional na área de Gestão (Pós-Graduação e Comercial).

Infraestrutura

Infraestrutura

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade - Qual a Influência na Rotina do Adulto/Idos...

Ler mais

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

Alunos do Novo Fies: Calendário para Aditamentos Extemporâneos

O Fies oferece uma nova chance para os alunos resolverem pendências contratuais. O aditamento extempo...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

[WORKSHOP] Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre intervenções terapêuticas e educacionais.

Participe do Workshop Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre interven&cce...

Ler mais

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Rejuvenescimento com Antioxidante

Escola Técnica Três Marias promove evento de rejuvenescimento com antioxidantes ministrado pel...

Ler mais

Localização

Localização