Metodologia do Ensino da Educação Física

EAD/Digital

A atividade física é um fator de suma importância na manutenção da qualidade de vida e da saúde dos indivíduos nas diferentes etapas da vida. Ainda mais, considerando que pode servir tanto para a prevenção quanto para o tratamento de doenças relacionadas ao sedentarismo. Mesmo assim, por vezes é pouco valorizada na grade curricular. Ela insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, sua função é formar o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, qualificando-o para desfrutar os jogos, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para a benfeitoria da qualidade de vida humana.

JUSTIFICATIVA

A Educação Física é uma das matérias que mais apresenta aspecto preventivo, sobretudo em relação à saúde e bem-estar. No entanto, a educação física muitas vezes é mal-empregada nas escolas brasileiras, principalmente a respeito do ensino tático e teórico. Visando dar cobertura a uma lacuna de formação que, muitas vezes provoca o desinteresse dos alunos, a Faculdade Três Marias realiza o curso de Pós Graduação em Educação Física Escolar.

PÚBLICO ALVO

Elaborado para o desenvolvimento de profissionais graduados em Educação Física e outras áreas da educação pedagógica, que anseiam por informações mais detalhadas para atuação no setor escolar. Seja para ingresso no mercado privado, público ou até mesmo, acadêmico, essa Pós-Graduação contribui para a formação qualificada dos profissionais.

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maios de matérias durante a semana.

MODALIDADE

100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

Objetivos

Qualificar os profissionais da Educação para promoverem a educação física para encabeçar programas de saúde escolar como uma forma de reduzir a incidência de comportamentos de risco dos alunos, como o sedentarismo, os vícios e os maus hábitos alimentares.

Atuação

Metodologia do Ensino da Educação Física, Docência em Educação Básica, Coordenação Pedagógica em Educação Física, Elaboração de Material Didático Esportivo, Treinamento Esportivo, Projetos Sociais e Comunitários, Gestão de Eventos Esportivos, Educação Corporativa, Pesquisa em Educação Física, Consultoria em Esporte e Educação Física, Educação a Distância.

Componentes Curriculares

DISCIPLINASC/H
METODOLOGIA DO ENSINO E DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA60 H
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA60 H
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL60 H
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA60 H
RECREAÇÃO E LAZER60 H
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO60 H
TOTAL360H

Coordenação do Curso

Coordenação

Sueli Alves

Mestre em Sociologia, especialista em Sociologia da Educação, Especialista em Didática do Ensino Superior, Especialista em Gestão, Coordenacao, Supervisão Educacional, Graduação, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciada em Letras e Pedagogia. Atual profissional na área de Gestão (Pós-Graduação e Comercial).

Infraestrutura

Infraestrutura

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade

V Webnário Brasileiro de Psicomotricidade - Qual a Influência na Rotina do Adulto/Idos...

Ler mais

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

Alunos do Novo Fies: Calendário para Aditamentos Extemporâneos

O Fies oferece uma nova chance para os alunos resolverem pendências contratuais. O aditamento extempo...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

[WORKSHOP] Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre intervenções terapêuticas e educacionais.

Participe do Workshop Transtorno do Espectro Autista: intersecções entre interven&cce...

Ler mais

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Rejuvenescimento com Antioxidante

Escola Técnica Três Marias promove evento de rejuvenescimento com antioxidantes ministrado pel...

Ler mais

Localização

Localização