Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais

APRESENTAÇÃO

O cenário da formação básica e profissional mudou: uma parte pelas mudanças naturais da sociedade, outra provocada pela evolução industrial e tecnológica, tendo a última influenciando consideravelmente as formas de ensinar e aprender.  A sala de aula ganhou novas possibilidades, saiu do espaço estrutural da escola e agora se faz presente na casa dos alunos, ou onde quer que eles estejam através dos aparelhos eletrônicos. Todos passaram a estar conectados, buscando novas maneiras de estudar e aprender, desenvolvendo sua autonomia.

Acompanhando a tendência educacional, a Faculdade Três Marias elaborou o curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias da Educação para atender a essa demanda dos profissionais da educação – gestores, professores, coordenadores pedagógicos – e demais profissionais que atuam no campo da educação. O curso tem o intuito de formar, inserir e preparar o educador para utilizar as metodologias inovadoras, uso das TDIC, incluindo mídias que agreguem à qualidade das suas aulas.

 

JUSTIFICATIVA

Atualmente as salas de aula e as formas de ensinar contam, cada vez mais, com a presença da tecnologia. Nas últimas décadas com o advento da internet, o surgimento das redes sociais e o desenvolvimento acelerado de programas de hardwares e softwares, a sociedade adquiriu novos padrões comportamentais, o qual atinge todas as esferas sociais, refletindo na educação. 

Indiscutivelmente a metodologia ativa, quando aliada à tecnologia, tende a somar no processo de ensino aprendizagem no campo da educação. Sobretudo porque essa perspectiva considera o aluno na totalidade, compreendendo sua formação como fruto de influências provenientes do seu meio familiar, influência de outras culturas e da conectividade presente na atualidade. 

Assim, consideramos que as Metodologias Ativas e Tecnologias da Informação sejam objeto de estudo e parte fundamental na formação continuada dos profissionais da educação.

 

OBJETIVO 

Formar professores e educadores do ensino superior preparados para o uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais, contribuindo para o desenvolvimento de competências em sala de aula e ambientes digitais na construção do ensino-aprendizagem baseada em problemas, promoção de atividades coletivas, entre outros.

 

PÚBLICO ALVO

O curso de pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais é direcionado aos portadores de diplomas das mais variadas áreas da Educação e afins, profissionais de todos os níveis; da educação infantil ao ensino superior. Além disso, é direcionado aos profissionais atuantes na educação como professores, diretores, coordenadores, orientadores, entre outros. O curso também pode ser realizado por profissionais das demais áreas que desejam adquirir conhecimento inter e transdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem.

 

DURAÇÃO

A Pós-Graduação de curta duração (6 meses) traz a mesma quantidade de uma de média duração, por exemplo, só que na metade do tempo. É necessário que o estudante disponha, então, de maior de tempo, pois terá um fluxo maior de matérias durante a semana.

 

MODALIDADE

 100% online, podendo ser concluída em no mínimo 6 meses.

 

 

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINAS C/H
Didática do Ensino Superior  60 h
Regulamentação e Políticas em Educação a Distância  60 h
Tecnologia Assistiva  60 h
Aprendizagem da modalidade de educação a distância 60 h
Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais  60 h
Estudar e Aprender a Distância 60 h
  TOTAL 360h

 
Informações