Sobre o Curso

Atualmente, torna-se imprescindível a formação inicial e continuada de qualidade dos profissionais que atuam na docência na área de Letras-Português, nos mais diferentes níveis do processo de formação, mas sobretudo na Educação Básica, possibilitando a garantia de cumprimento da função social da escola em diferentes realidades e contextos para promover uma educação democrática e igualitária. A formação de professores para atuar com o ensino da língua portuguesa parte do princípio de respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira. Dessa forma, o curso de Letras-Português assume o compromisso com uma proposta pedagógica flexível, ampla, que permite a efetivação de estudos e projetos para atender às necessidades do contexto social local, ao passo que se busca promover a cidadania, bem como ampliar as perspectivas de atuação social. Temos, assim, a construção do processo educativo no cotidiano da instituição, com o corpo discente observando, investigando e intervindo na prática pedagógica.

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Letras-Português tem por finalidade formar profissionais com habilidades para atuar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Dessa forma, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Português, propõe um currículo baseado na construção de competências relacionadas à prática docente direcionada para uma ação pedagógica fundamentada num conhecimento teórico, científico e reflexivo, de forma consciente e crítica. Isso permitirá que os profissionais possam intervir na realidade que os cerca partir da compreensão dos processos de lutas históricas dos docentes, ao passo que lançarão mão da produção teórica, da organização do trabalho pedagógico, instigando o comprometimento com a mudança social.

Atuação

As possibilidades de atuação do profissional licenciado em Letras vão muito além da docência. Também é possível, por exemplo, trabalhar no mercado editorial , em atividades como revisão de textos e tradução, podendo também ser responsável pelo cronograma de publicações de um site, jornal ou revista. Caso o profissional deseje seguir a carreira da docência, pode atuar no ensino fundamental, médio e superior.

Coordenação do Curso


Emília Fernandes Pimenta

Mestre

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria - Cajazeiras-PB (2007), Pós-graduação Strictu Senso (Mestrado) em Gestão de Organizações Aprendentes pela UFPB (2013), Pós-graduação Latu Sensu em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (concluída), Pós-graduação Latu sensu em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela FIOCRUZ/ENSP (concluída), além de Diretora Acadêmica do Centro Educacional Três Marias.


Currículo Lattes
Foto coordenador

Infraestrutura


Investimento

Altos índices de qualidade com graduações presenciais, a distância
e pós de curta duração. Esses fatores evidenciam que escolher Letras – Português na Três Marias é sua melhor opção.


Mais Sobre a Três Marias