Image

16 de Junho de 2021

Aluna do curso de Pedagogia relata sua experiência transformadora com projeto de monitoria da FTM

A trajetória acadêmica dos estudantes é marcada por desafios e oportunidades de crescimento. Naturalmente, com o passar das disciplinas e das atividades práticas, os alunos passam a se identificar mais intensamente com determinadas áreas de atuação. A Faculdade Três Marias tem como compromisso possibilitar diferentes experiências para os discentes, sendo uma delas a monitoria, para aqueles que desejam seguir o caminho da docência.

A monitoria permite que o aluno possa vivenciar a rotina de um professor, estimulando o desenvolvimento de competências como inteligência emocional, organização pessoal e compromisso com a educação. Experimentando os desafios da profissão, os alunos exploram novas metodologias e práticas pedagógicas, trocando conhecimentos com outros estudantes da área, gerando assim uma identificação maior com a docência, como afirma a aluna Mônica Waléria, estudante do curso de Pedagogia na modalidade EAD da Faculdade Três Marias. “A monitoria é uma grande oportunidade de compartilhamento de experiências. O aluno monitor interage diretamente com os professores, explorando mais profundamente suas técnicas, com os tutores que supervisionam todo o processo e com os monitorados, que estimulam o monitor a continuar buscando formas de tornar a aula ainda melhor”. 

Embora o propósito da monitoria seja estimular a independência e a autonomia do aluno que pretende se tornar docente, o sistema de apoio por trás da experiência é fundamental para que a monitoria seja proveitosa. Os estudantes da instituição contam com o apoio de tutores e coordenadores de curso. Para Mônica, o incentivo dos tutores do curso de Pedagogia, Prof. Dário Vieira e Prof. Rodolfo Nascimento, fez toda a diferença. “A segurança que eles nos passam e o apoio que eles nos dão são de extrema importância. Eu pude avançar sabendo que tinha uma base para recorrer nos momentos mais difíceis, como em algumas ocasiões em que meus monitorados abordavam conteúdos que eu ainda não tinha tanta experiência. Foi maravilhoso receber os feedbacks depois das atividades. Fez com que tudo fluísse naturalmente”, relembra a estudante, que concluiu seu relatório final da experiência como monitora no semestre 2021.1.

A vivência da monitoria é normalmente sugerida apenas para aqueles que buscam a docência, mas os benefícios dessa experiência vão muito além da sala de aula. “Recomendo imensamente a experiência para todos, não só para aqueles que desejam a docência. O monitor experimenta os desafios da área, do contato com outros profissionais e principalmente de como se posicionar no mercado. Minha experiência foi muito positiva, é um aprendizado insubstituível”, destaca Mônica.

Sobre a Faculdade Três Marias - Tendo como missão formar profissionais diferenciados, que atuem de forma autônoma, capazes de atender a demanda do mercado, com ética e espírito empreendedor, absorvendo as inovações tecnológicas, a FTM conta com uma metodologia participativa com professores e alunos interagindo de forma prática. As aulas são ministradas por professores experientes que desenvolvem atividades práticas de aprendizagem vinculadas ao mercado de trabalho.

Minha experiência na FTM é das melhores, pois é uma instituição que, além de nos oferecer uma equipe de profissionais capacitados e comprometidos com nós discentes, ela também possui uma coordenação inovadora em razão de diversas atividades a fim de nos preparar na prática para o mercado de trabalho.

Iniciei o curso no meio da pandemia, mas o apoio pedagógico e a estrutura da instituição foram incríveis. A coordenação é incrível e sempre temos oportunidades de crescimento nas competições das quais sempre faço parte.

Excelente instituição, como aluna fico extremamente satisfeita com a qualidade de ensino da FTM. Me sinto segura com os professores e todo o conteúdo ensinado, sempre solícitos a tirar dúvidas e bem preparados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

ALUNOS PUBLICAM CAPÍTULOS DE LIVRO PELO CONGRESSO INTERNACIOAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO

É com imensa alegria que informo que duas alunas do curso de Fisioterapia, Cinthya Vitória e ...

Ler mais

Alunos do Novo Fies: Calendário para Aditamentos Extemporâneos

O Fies oferece uma nova chance para os alunos resolverem pendências contratuais. O aditamento extempo...

Ler mais

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias!

Plantão de Dúvidas e Atendimento do FIES na Faculdade Três Marias A Faculdade T...

Ler mais

ÚLTIMOS EVENTOS

EVENTOS

III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia da Mulher

Participe do meu III Ciclo de Debates em comemoração ao Dia...

Ler mais

Rejuvenescimento com Antioxidante

Escola Técnica Três Marias promove evento de rejuvenescimento com antioxidantes ministrado pel...

Ler mais

Formação de professores: Avaliações Formativas e Práticas Pedagógicas Inovadoras

No dia 26/02/2024, às 8h, a professora Raiany Guedes conduzirá uma sessão sobre \"Aval...

Ler mais

Localização

Localização