01 Novembro 2022

 

 Discentes do curso de Engenharia Civil da Faculdade Três Marias, participaram no último dia 27 de novembro do I Torneio de Pontes de Macarrão. Utilizando apenas macarrão e cola, o torneio teve como principal objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas.

As pontes foram construídas pelo homem tendo em vista a necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios e com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas duradouras.

Os estudantes tiveram que seguir uma série de critérios para participar da competição. O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderia ser superior a 1000g (1 kg), todos usaram o mesmo tipo de espaguete (número 7) e colas quente ou frias. Além disso, a ponte não poderia receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.

“O desenvolvimento dos projetos foram importantes não só para Praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a exemplo: desenho técnico (desenho arquitetônico das estruturas das pontes), mecânica geral (para o cálculo dos esforços presentes nas estruturas), ciência e tecnologia dos materiais (na escolha da cola mais aderente, rígida ou flexível), física e cálculo (na decomposição das forças), etc. O mais importante foi incentivar o trabalho em equipe, a responsabilidade técnica de apresentar o relatório de desenvolvimento das pontes e o conhecimento que eles agora têm para as próximas edições.” Ressaltou a Professora e Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, Gabriella Cavalcante.

A equipe vencedora, formada pelos alunos Adriano Antônio, Gilson da Anunciação, André Luiz, Maria Beatriz e Erik Ronielly, venceu o torneio com a estrutura suportando 144,5 kg.

Participaram do torneio alunos matriculados no Curso de Engenharia Civil, do segundo ao oitavo período.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA DO I TORNEIO DE PONTES DE MACARRÃO

Professora Emília Fernandes Pimenta, Diretora Acadêmica; Professora Gabriella Cavalcante de Souza, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil; Professor Bernar Henrique Gama Braga; Professora Paloma Santos Xavier de Alcântara e Professor Rubens Hayran Cabral dos Santos.